O que você procura?

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mais rápida estrela giratória é encontrada em galáxia vizinha

VFTS 102 roda a 1,6 milhão de km/h, cem vezes mais rápido que o Sol.
Astro fica a 160 mil anos-luz da Terra, na Grande Nuvem de Magalhães.


Imagem simula a mais rápida estrela giratória encontrada até hoje. Esse astro maciço, brilhante e jovem é chamado de VFTS 102 e gira a 1,6 milhão de km/h, cem vezes mais rápido que o Sol. Forças centrífugas causadas por essa alta taxa de rotação achataram a estrela nos polos e formaram um disco de plasma quente no meio dela. A VFTS 102, que é mostrada no desenho junto de um planeta hipotético, pode ter incorporado material de uma estrela binária, e essa companheira teria evoluído rapidamente depois e explodido como uma supernova. A estrela giratória fica a 160 mil anos-luz de distância da Terra, na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia-satélite da Via Láctea. Foto: NASA, ESA, e G. Bacon (STScI)

Número de cidades em emergência sobe para 41 em Minas Gerais

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou, na tarde desta quinta-feira (29), que o número de cidades que decretaram situação de emergência desde o início do período chuvoso subiu para 41 em Minas Gerais. Os últimos municípios a entrarem para essa contagem foram Lima Duarte, na Zona da Mata, João Pinheiro, no Noroeste de Minas, Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Passabém, na Região Central. Mais cedo, o órgão informou que João Monlevade, na região Central, e São João da Mata, no Sul de Minas também haviam entrado para lista.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Tartarugas que seriam usadas em ceia de Natal são recuperadas em RR

Fiscais ambientais recuperaram 327 tartarugas e prenderam seis traficantes de animais silvestres durante uma operação que começou na quinta-feira (15) e terminou nesta quarta-feira (21), na região do baixo Rio Branco, em Caracaraí (RR). Segundo integrantes da ação, os quelônios seriam usados em ceias de Natal e tinham sido encomendadas aos caçadores por pessoas de alto poder aquisitivo.
As tartarugas, segundo analistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio), foram encontradas amarradas e ensacadas, prontas para serem levadas para Boa Vista, onde seriam vendidas. No mercado paralelo, as tartarugas maiores custam cerca de R$ 300 e as menores, cerca de R$ 100.
Além das tartarugas recuperadas -a maioria fêmeas em período de reprodução -, os fiscais apreenderam 311 ovos do animal. "A tartaruga é uma iguaria regional. Os ovos também são muito consumidos na região e dizem até que são afrodisíacos. Infelizmente, os ovos tiveram de ser descartados no rio, pois não havia como serem usados para consumo humano e nem para fins científicos. Tivemos mais sorte com as tartarugas, que estavam todas vivas e puderam ser recolocadas no rio. Vão ficar longe das panelas", disse Antonio Lisboa, chefe do Parque Nacional do Viruá e analista ambiental do ICMBio.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

'Um irresponsável', diz advogado de Bruno sobre preso que o denunciou

O goleiro Bruno prestou depoimento, nesta terça-feira (20), sobre ameaças de morte a várias pessoas envolvidas no processo que investiga o desaparecimento e morte de Eliza Samudio. De acordo com o delegado Islande Batista, que ouviu Bruno, a denúncia de ameaça de morte que envolve o goleiro e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, partiu de um outro detento. Segundo o advogado Francisco Simim, que se diz defensor do goleiro, "o preso é um irresponsável que, provalmente, tinha algum interesse em prejudicar o Bruno".
Segundo o delegado, este detento revelou à Justiça ter ouvido uma conversa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que citava o goleiro Bruno, dizendo que os dois planejavam a morte da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, que preside o processo; do delegado Edson Moreira, chefe do inquérito; do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Durval Ângelo; do ex-advogado do Bruno Ércio Quaresma; e do advogado José Arteiro, que defende a família de Eliza Samudio. A circunstância desta conversa citada pelo denunciante não foi divulgada.

Fotógrafa revela fauna e flora ameaçadas por muro entre EUA e México

A fotógrafa americana Krista Schlyer capta com sua câmera os efeitos causados pelo muro criado na fronteira entre os Estados Unidos e o México sobre a fauna e a flora da região.
De acordo com a entidade ambientalista Sky Island Alliance, as montanhas e desertos que ficam na divisa entre os Estados do Arizona e do Novo México abrigam grande diversidade de animais e vegetação, e a criação do muro teria criado um desequilíbrio ecológico na região.
A criação de barreiras nesta área, segundo a organização, afeta a reprodução das espécies, interfere na população de presas, impede o acesso a fontes d'água e modifica as rotas migratórias naturais da fauna local.
Em seu livro Continental Divide: Wildlife, People and the Border Wall ('Divisa Continental: Vida Selvagem, Povo e o Muro da Fronteira', em tradução livre do inglês), Krista Schlyer denuncia os efeitos ambientais e sociais da barreira criada pelos EUA.
Em 2006, ambientalistas conseguiram na Justiça a interrupção da construção do muro na Área de Conservação de San Pedro Riparian, no Arizona. No entanto, o governo dos EUA recorreu à lei de segurança nacional para retomar a obra.
Segundo especialistas, os efeitos da construção do muro sobre os animais e as plantas foram intensificados devido ao aquecimento global.
O muro que separa os EUA do México se estende por cerca de 3.100 km, passando por áreas urbanas, litorâneas e desertos. Defensores do muro afirmam que ele é necessário para evitar a entrada de imigrantes ilegais.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ex-soldado reconstrói sua história com fantasia de Papai Noel no RS

A figura do bom velhinho cercado de duendes, sorrisos e guloseimas é reinventada ano após ano nas comemorações natalinas. Shoppings e escolas reconstroem novos papais noéis, que agora competem pela atenção de crianças cada vez mais conectadas. Günter Obal, 84 anos, pode ser considerado um destes arquitetos da atenção. O alemão que lutou na II Guerra Mundial ainda adolescente, carrega há 12 anos, além do saco vermelho, histórias reais e um sotaque forte e autêntico. “Sou o legítimo Papai Noel”, diz com bom humor, acomodado na cadeira preferida da sua casa em Porto Alegre.

EUA pedem a líder norte-coreano que cumpra compromisso nuclear

A Casa Branca pediu nesta segunda-feira (19) ao novo governo da Coreia do Norte que cumpra com seus compromissos na área nuclear, após a morte do líder Kim Jong-Il.
"Esperamos que a nova liderança norte-coreana dê os passos necessários para apoiar a paz, a prosperidade e um futuro melhor para o povo norte-coreano, inclusive agindo em seus compromissos para o desarmamento nuclear", disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney.
Carney estimou depois da morte de Kim Jong-Il, devido a um ataque cardíaco, que Washington não tinha um terreno fértil para preocupações sobre depósitos de armas nucleares de Pyongyang, além das advertências prévias sobre o arsenal atômico.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Olha só o que é segurança no trabalho:



Cientistas anunciam avanço na busca por ‘partícula de Deus’

Os cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês) apresentam em um seminário nesta terça-feira (13) os resultados atualizados da busca pela partícula conhecida como “bóson de Higgs” – apelidada de “partícula de Deus”.
A reunião começa às 11h, no horário de Brasília.
Dois grupos de pesquisa independentes que trabalham nessa busca – o Atlas e o CMS – vão apresentar seus dados.
 De acordo com os pesquisadores, houve um avanço e há “consideravelmente mais dados” agora do que no momento da última conferência, há seis meses.
Os cientistas acreditam que estão próximos de encontrar a partícula, mas alertam que os resultados desta terça não serão conclusivos. “Não há o suficiente para se fazer qualquer afirmação conclusiva sobre a existência ou não-existência do Higgs”, diz a nota do Cern.
O “bóson de Higgs” é uma partícula hipotética que seria responsável pela existência de massa na maioria das demais partículas do Universo.
Modelo Padrão
Parece complicado? Pois é mesmo. Então, vamos por partes. Os físicos têm uma teoria para explicar as partículas elementares do Universo – aquelas minúsculas que formam tudo que existe. Essa teoria se chama “Modelo Padrão”.

Jovem morre atropelada por veículo da PM em frente a boate em MT

Uma jovem de 22 anos morreu ao ser atingida por um carro da Polícia Militar na madrugada deste sábado (17), na Avenida Ariosto da Riva, na região central de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá. A Polícia Civil do município, que registrou o boletim de ocorrência, informou que a vítima estava em frente a uma casa noturna com um grupo de amigos quando foi atropelada.
Conforme a polícia, testemunhas do acidente relataram que a jovem estava sozinha na beira da rua e iria atravessar para o outro lado da avenida, onde fica a boate. Nesse momento, o veículo da PM surgiu sem controle da direção e bateu nela e, em seguida, na traseira de outro carro.
A viatura, ainda de acordo com a Polícia Civil, havia passado em um quebra-molas, provavelmente em alta velocidade, e perdeu o controle vindo a atingir a jovem a aproximadamente 80 metros depois. Ela foi arremessada para o meio da pista.
A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de chegar à unidade. Já os policiais que estavam no veículo tiveram somente ferimentos leves.
A Polícia Civil adiantou que irá instaurar inquérito para apurar as causas do acidente que resultou na morte da jovem. O G1 ligou várias vezes para o comandante-geral da PM da região, Mauro Anselmo Moraes Ribeiro, mas ele não atendeu as ligações.

Corpo de Joãosinho Trinta chega a museu para velório no Maranhão

O corpo do carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, conhecido como Joãosinho Trinta, de 78 anos, chegou às 16h ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão, em São Luís, onde deve ser velado.
O carnavalesco morreu neste sábado (17) por volta das 11h em São Luís. Ele estava internado desde o dia 3 deste mês, em estado grave.
Segundo o assessor de imprensa de Joãosinho, o sepultamento deve ocorrer às 10h da segunda-feira (19). O corpo será velado no Museu Histórico e Artístico do Maranhão entre sábado e domingo. No domingo, está prevista uma missa às 10h30 e um culto às 13h30. À noite, parte um cortejo para o Teatro Arthur Azevedo, no centro da cidade. Na segunda, o enterro deve ocorrer no cemitério do Gavião.

'Doeu, mas valeu', diz menino que salvou bebê de ataque de cão em MS

Um menino de oito anos de idade salvou um bebê do ataque de um cachorro, na tarde de sexta-feira (16), em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande. O garoto havia sido deixado pela mãe na casa de uma vizinha e brincava no quintal quando o cão tentou atacar a menina de um ano de idade.
Segundo o garoto, assim que viu o cachorro correr em direção à menina, ele entrou na frente para defendê-la. Ele teve as mãos e uma das pernas mordidas pelo animal, e em seguida foi levado ao hospital da cidade para receber atendimento médico. “Doeu, mas valeu a pena”, disse o garoto.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Inauguração do INSS de Jucurutu reúne mundo político do RN e da região

Bastante prestigiada.a inauguração da agência do INSS de Jucurutu, nesta tarde de sexta-feira (16). Alem do ministro da previdência, Garibaldi Filho, os deputados federais João Maia e Henrique Alves, além dos estaduais Nelter Queiroz, George Soares e Walter Alves, a senadora Ivonete Dantas representou a governadora Rosalba Ciarlini. Ainda no meio político, a inauguração contou com as presenças dos ex-deputado Carlos Augusto e Neto Correia, os secretários do governo, Demetrio Torres e Esdras Alves, prefeitos, vices e vereadores do Seridó.

Araras gays viram atração no minizoo da Redenção, em Porto Alegre

Vinte anos convivendo no mesmo ambiente fizeram duas araras fêmeas criarem um comportamento de casal homossexual no minizoo do Parque da Redenção, em Porto Alegre. Sempre juntas, a de penugem azul, Linda, e a vermelha, Lara, despertam a curiosidade dos visitantes: “Mulher com mulher a gente sabe que tem, mas ave eu não sabia que existia”, espanta-se Gerson Luiz Emerim, de 46 anos.
A relação entre as duas ficou mais evidente depois que Linda botou três ovos – não fertilizados por um macho – e Lara ajudou a chocá-los. As duas não abandonavam o ninho que construíram juntas por nada, durante cerca de três semanas. Apesar de o comportamento causar estranheza em alguns, a veterinária do zoo, Simone Gutkoski, explica que a proximidade dos animais faz com que eles reajam desta forma naturalmente. “Durante todo o ano elas se comunicam com vocalizações especiais, limpando as penas uma da outra. Elas vivem muito próximas”, conta.

MPF denuncia 101 pessoas por fraude em exame da OAB em Goiás

Após cinco anos de investigação, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) denunciou 101 pessoas por fraude no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 2006/2007. De acordo com a denúncia, os candidatos pagavam cerca de R$ 15 mil para serem aprovados na prova exigida para exercer a profissão.

Vídeo de mulher agredindo cão é investigado pela polícia em GO

A Polícia Civil de Formosa, cidade de Goiás localizada no Entorno do Distrito Federal, abriu inquérito há 25 dias para investigar uma denúncia anônima de maus-tratos a um cachorro que aparenta ser da raça Yorkshire. Segundo o delegado que investiga o caso, Carlos Firmino Dantas, o cachorro morreu.
A agressão foi filmada e o vídeo, divulgado no YouTube. Nas imagens, uma mulher agride o cão na frente de uma criança. O animal chega a ser arremessado para o alto e preso dentro de um balde.

Segundo o delegado, a mulher se apresentou na delegacia acompanhada de um advogado, mas não prestou depoimento. O G1 buscou contato com a responsável pelo cão através dos telefones divulgados juntamente com a denúncia na internet.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Eclipse lunar é observado desde o oeste dos EUA à Europa Oriental

Um eclipse total da Lua pôde ser visto desde a zona oeste dos Estados Unidos até a Europa Oriental, neste sábado (10). O fenômeno começou por volta de 10h45, horário de Brasília, e por isso não foi visto do Brasil.
O eclipse total da Lua acontece quando o Sol, a Terra e a própria Lua se alinham, de forma que a Terra projeta uma sombra sobre seu satélite natural. A próxima ocorrência de uma eclipse como esse será em 2014.

Maioria dos eleitores do Pará rejeita divisão do estado, diz Datafolha

A maior parte dos eleitores do Pará se mantém contra a criação dos estados de Carajás e Tapajós, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9). O levantamento é o terceiro e último feito pelo instituto antes do plebiscito marcado para este domingo (11). O resultado dos dois anteriores também indicou rejeição dos paraenses à divisão do estado.
A pesquisa divulgada nesta sexta foi encomendada pelas TVs Liberal e Tapajós, afiliadas da TV Globo no Pará, e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ladrão tenta roubar lutador de MMA, apanha e acaba preso nos EUA

Um bandido de 24 anos escolheu a pessoa errada para assaltar na última sexta-feira em Chicago, no estado de Illinois (EUA). Anthony Miranda tentou roubar um lutador de MMA (artes marciais mistas) e acabou apanhando, segundo a emissora de TV "ABC".
De acordo com a polícia, Miranda se aproximou de um motorista e pediu um isqueiro. Em seguida, ele puxou um revólver e exigiu dinheiro.
Após o motorista entregar algum dinheiro, Miranda mandou a vítima sair do carro. Ao deixar o veículo, o lutador entrou em confronto com o bandido e arrancou sua arma.
Após ser tratado no hospital, o ladrão foi levado para a cadeia com uma fiança fixada em US$ 350 mil.

Prédio da África do Sul exibe protesto contra o novo Código Florestal

Na noite desta terça-feira (6), ambientalistas do Greenpeace projetaram em um prédio de Durban, na África do Sul, a imagem de uma motosserra com a mensagem "Dilma, desligue as motosserras". A cidade sedia a conferência climática da ONU, a COP 17, até a próxima sexta-feira.
A ação feita pela organização ambiental é contra a aprovação do projeto do novo Código Florestal, cuja discussão foi iniciada nesta terça no Senado. Mas os ativistas conseguiram exibir a mensagem no prédio por pouco tempo, já que a polícia local foi acionada. Em Brasília, na parte da manhã, os ambientalistas inflaram uma motosserra gigante com a mesma mensagem. O texto é considerado por ambientalistas um estímulo ao desmatamento.
Na última semana, a liga internacional de ONGs Climate Action Network (CAN) concedeu à delegação brasileira na COP 17 o prêmio "Fóssil do Dia" por conta do Código Florestal. O “Fóssil do Dia” é uma ironia – é uma antipremiação para países que se “comportam mal” nas negociações climáticas.

Senado aprova texto-base do novo Código Florestal

Depois de mais de seis horas de discussão, o plenário do Senado aprovou, por 59 votos contra 7, o texto-base do projeto do novo Código Florestal. O texto analisado em plenário foi o finalizado pelo relator Jorge Viana (PT-AC), e já havia sido aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado no final de novembro. Na comissão de Constituição e Justiça, o relator foi o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).
A votação foi concluída por volta das 23h10, após a análise de emendas (mudanças) ao texto-base. Do total apresentado, 26 foram acatadas e 56 rejeitadas. Após votação das emendas, o texto seguirá para a Câmara, onde precisará ser apreciado novamente, uma vez que recebeu mudanças no Senado. Depois, o texto será encaminhado para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bicicleta superlotada de balões é flagrada na China

Vendedor nem aparece na foto, atrás dos balões coloridos.
Imagem foi flagrada pelo fotógrafo David Gray em Pequim.

Cadela é encontrada 8 anos depois e a 5 mil quilômetros de casa

Uma cadela que desapareceu em 2003 no estado da Virgínia, nos EUA, foi encontrada oito anos depois e a quase 5 mil quilômetros de distância, segundo reportagem da emissora de TV "KCRA".
O animal foi achado na semana passada no condado de Yuba, na Califórnia.
Meg Eden estava passeando com seus cães quando achou a cachorra. Ela a levou para sua casa e depois para o serviço de controle de animais do condado.

Desmatamento na Amazônia Legal cai 11%, diz Inpe

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, informou nesta segunda-feira (5) que o desmatamento na Amazônia Legal atingiu área de 6.238 quilômetros quadrados entre agosto de 2010 e julho de 2011, uma queda de 11% na comparação com o período de agosto de 2009 a julho de 2010.
Essa é a menor área desmatada no período desde que o sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal) começou a monitorar o desmatamento na região, em 1988, informou o Inpe.