O que você procura?

sábado, 23 de abril de 2011

Via Sacra reúne 150 mil pessoas no Morro da Capelinha, em Planaltina

Cerca de 150 mil pessoas acompanharam a encenação das horas finais, a crucificação e a ressurreição de Jesus no Morro da Capelinha, em Planaltina, segundo o Comando da Polícia Militar. Inovações no sistema de iluminação do espetáculo fizeram com que o céu de Planaltina fosse tomado por feixes de luzes coloridas no momento mais aguardado da noite, quando o profeta deixou o sepulcro e literalmente subiu aos céus, içado por cabos de aço.
A poeira e o calor de 28 graus não afastaram o público, que começou a chegar ao Morro da Capelinha ainda pela manhã – e enfrentou uma subida de 1,1 quilômetro. As ocorrências médicas mais graves foram de pessoas que passaram horas expostas ao sol sem se alimentar corretamente.
"Recebemos alguns casos de insolação, especialmente de crianças, e alguns de hipoglicemia, que geralmente ocorre quando as pessoas ficam muito tempo sem comer", conta Martha Rodrigues, enfermeira do Samu. Uma pessoa teve convulsões.
A PM apreendeu pequenas quantidades de maconha, mas ninguém foi detido.


Apesar disso, a festa foi marcada por um clima familiar. A dona de casa Edilene de Santana, que acompanha a Via Sacra há dez anos, levou novamente os três filhos para ver o espetáculo. “É sempre muito bonito. Eles reclamam um pouco na subida, mas, na hora que Jesus volta [ressuscita], eles ficam com os olhinhos assim de felicidade”, conta.
Com 151 anos de idade, Planaltina preserva suas tradições. O espetáculo da Via Sacra é, atualmente, a maior delas. 1.400 atores participam da encenação, que é reproduzida há 38 anos. O grupo responsável pela organização do evento encena não apenas o Calvário, mas também o Domingo de Ramos e a Santa Ceia, totalizando uma semana de cerimônias religiosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário